Radiologia Pediátrica e as suas Aplicações

A radiologia pediátrica é uma subespecialidade da Radiologia que envolvem a geração de imagens de fetos, bebés, crianças, adolescentes e jovens. As imagens da radiologia pediátrica são realizadas em diversas modalidades: TAC, radiografia, ressonância magnética, entre outras.

Embora algumas doenças sejam comuns aos adultos, existem muitas condições que são apenas vistas em crianças. A especialidade tem que ter em conta a dinâmica de um corpo crescente, como recém-nascidos e pré-adolescentes, onde os órgãos seguem os padrões de crescimento e fases.

Para o profissional atuar na radiologia pediátrica é necessário ter em mente que nem sempre é fácil fazer um exame (na maioria das vezes), os pacientes normalmente não colaboram e podem chorar durante o exame.

Proteção Radiológica

As crianças são mais radiosensíveis do que os adultos.

Com o aumento do uso de imagem e, em particular, da TAC, há cada vez mais atenção a esta questão pelo médico e equipa profissional. A consciencialização das questões de proteção radiológica em crianças e a educação para todas as partes interessadas está a aumentar, de forma a diminuir a exposição de radiação ionizante em crianças, protegendo-as assim de virem a desenvolver alguma patologia.