O que é?

O Holter é o registo contínuo de 24 horas de um electrocardiograma, durante a actividade diária normal do cliente. Destina-se a detectar anomalias intermitentes e a correlacionar os seus sintomas com eventuais alterações do electrocardiograma.

É necessária alguma preparação?

Não é necessária qualquer preparação. Somente deve levar roupas ligeiras de preferência com botões à frente o que facilitará a aplicação do equipamento assim como do seu transporte durante o dia.

Durante o exame

A ligação é efectuada por um técnico especializado. O toráx é desengordurado com álcool ou éter podendo ser necessário rapar alguns pelos nos homens. Os eléctrodos são aplicados e ligados através de fios ao registador que será transportado à cintura numa bolsa apropriada. É fornecido um diário para preenchimento. Durante as 24 horas o cliente deve fazer a sua vida normal excepto tomar banho e deve seguir as instruções dadas pelo técnico. Após as 24 horas deve voltar à clínica para lhe ser retirado o equipamento. Será analisado pelo técnico com o auxílio de um programa de computador e revisto pelo médico cardiologista.

Envolve algum risco?

É um exame completamente seguro sem qualquer risco. Alguns clientes são sensíveis ao adesivo dos eléctrodos mas não é habitual haver reacções alérgicas importantes.