O que é?

A electromiografia (EMG) é o exame que identifica as doenças neuro-musculares, dando informação sobre as características funcionais das raízes, plexos nervosos, nervos periféricos, placa neuromuscular e músculo.

O tipo de informação obtida pela electromiografia não é possível obter através de outro exame, quer de imagem ou análises. O EMG avalia a função do nervo ou do músculo, ou ainda da transmissão entre ambos.

É necessária alguma preparação?

O exame não requer preparação, mas é importante evitar cremes sobre a pele para facilitar os estudos de condução dos nervos.

Durante o exame

O exame consiste na estimulação elétrica dos nervos periféricos, com estímulos de pequenas intensidade e curta duração, quase sempre bem tolerados por adultos e mesmo crianças. Elétrodos superficiais são quase sempre utilizados para estimulação e registo das respostas nos músculos ou ao longo dos nervos.

Por vezes é necessário introduzir uma pequena agulha nos músculos, pedindo ao doente uma certa contração do músculo, para avaliar as suas características elétricas. Isto é indispensável em algumas situações, mas é quase sempre bem tolerado pelos doentes.

A duração aproximada é de 30 minutos, embora este não seja um dado preciso.

O exame é efectuado com agulhas descartáveis.

Envolve algum risco?

O único risco que existe é o aparecimento de um pequeno hematoma, transitório.