O que é?

É um exame que serve para detectar qualquer actividade eléctrica do cérebro. As células do cérebro comunicam entre si produzindo pequenos impulsos eléctricos.

Este tipo de exame (EEG) é utilizado para diagnosticar a presença e tipo de crises convulsivas, para pesquisar as causas da confusão e para avaliar as lesões da cabeça, tumores, infecções, deficiências degenerativas e alterações metabólicas que afectam o cérebro. Também é utilizado para avaliar distúrbios do sono e para investigar períodos de perda de conhecimento.

Durante o exame

Na realização de um EEG colocam-se os elétrodos no couro cabeludo sobre múltiplas áreas do cérebro para detectar e registar padrões da actividade elétrica e pesquisar qualquer anomalidade.

São colocados discos metálicos planos em diferentes sítios do couro cabeludo, os quais são fixados com um creme adesivo. Os elétrodos são ligados por meio de cabos a um amplificador de sinal e a um equipamento de registo.

O equipamento de registo converte os sinais elétricos numa série de linhas ondeadas, que são impressas num papel quadriculado. O utente sujeito a este exame deve permanecer sem se mover e com os olhos fechados, uma vez que o movimento pode alterar os resultados. Por vezes há necessidade de pedir ao utente que realize determinadas ações como respirar profunda e rapidamente por alguns minutos ou olhar para uma luz brilhante e cintilante.

É necessária alguma preparação?

No dia anterior ao exame, o cabelo deve ser lavado, de preferência, com sabão e não se deve aplicar amaciadores, laca, gel ou qualquer tipo de gordura.

É possível que o médico suspenda algum tipo de medicação, mas o utente nunca deverá mudar ou deixar de tomar algum medicamento por iniciativa própria.

Deve evitar-se o consumo de alimentos que contenham cafeína nas 8 horas que precedem o exame.

Envolve algum risco?

O procedimento é muito seguro, não havendo grandes riscos. No caso de o paciente sofrer de crises convulsivas, é possível que as luzes cintilantes ou uma hiperventilação provoquem uma convulsão, mas nestes casos o Médico estará preparado para lidar com a situação e cuidar do paciente.