O que são?

As análises clinicas consistem, fundamentalmente, na deteção e/ou medição de determinadas substâncias ou micro-organismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.).

Realizamos análises clínicas numa vastíssima gama de valências das quais destacamos:

Hematologia

Consiste no estudo do sangue, seus constituintes (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) e patologias relacionadas (por exemplo, a nível da coagulação).

Bioquímica

Consiste principalmente no estudo da química dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos. No âmbito laboratorial, é efetuado o doseamento de diversas substâncias, como o colesterol, a glicose, a ureia, etc.

Microbiologia

Consiste no estudo dos micro-organismos, como bactérias, vírus ou fungos. No laboratório, este estudo está relacionado com o impacto destes micro-organismos na saúde.

Imunologia

Consiste no estudo do sistema imunitário e suas patologias. No âmbito laboratorial, são efetuados testes relacionados com a atividade do sistema imunitário em relação a determinados micro-organismos ou substâncias.

Endocrinologia

Consiste no estudo glândulas endócrinas (tiroide, hipófise, etc), das hormonas e das patologias relacionadas com o sistema endócrino (como por exemplo a diabetes).

Alergologia

É um ramo específico da Imunologia, que visa o estudo e tratamento das doenças alérgicas.

Monitorização de fármacos

Consiste na avaliação periódica e orientação, por um médico especialista, no tratamento farmacológico de determinadas patologias (por exemplo a nível da coagulação).

Toxicologia Clínica

Consiste no estudo dos sintomas e sinais clínicos de intoxicação por substâncias químicas presentes no ar, na água, nos alimentos ou medicamentos. Abrange a monitorização terapêutica e biológica, o controlo antidopagem e de fármaco-dependência, bem como a análise em substratos, como por exemplo, o ar, alimentos, água e solo.

Patologia Molecular

Consiste no estudo molecular de doenças, unindo a anatomia patológica e a biologia molecular para exame e análise de órgãos, tecidos e fluidos do corpo.

Absorção Atómica

É uma técnica de espectrofotometria usada para medir a quantidade de determinadas moléculas (por exemplo, alguns metais) no sangue.

HPLC

Sigla de High Performance Liquid Chromatography (cromatografia líquida de elevado desempenho). É uma técnica usada para análise de diversos metabolitos (por exemplo, catecolaminas ou hidroxiprolina).

Citometria de Fluxo

É uma técnica laboratorial que permite a contagem e medição das células que passam em corrente através de um feixe de luz. É utilizada, por exemplo, na monitorização da infeção por HIV.

Preparação

De uma maneira geral, o principal cuidado que os utentes deverão ter antes da realização de análises clínicas é o de, no caso de análises ao sangue, estar em jejum de, no mínimo, 12 horas no momento da colheita. Porém, nem todas as análises têm esta exigência.

A realização de determinadas análises, como Hidroxiprolina ou Serotonina, exige alguns cuidados com a dieta nos dias anteriores à colheita, porque certos alimentos interferem com a técnica usada.

Em caso de dúvida, deverá contactar-nos.